CHAMADA PARA VOLUNTÁRIOS/AS!

Faça parte do Fórum Social Europeu das Migrações - FSEM, Lisboa 2021, um espaço de convergência e de celebração da diversidade.

O Fórum Social Europeu das Migrações (FSEM) é um dos processos temáticos decorrentes do Fórum Social Mundial (FSM). O FSM ocorreu, pela primeira vez, em Porto Alegre no ano de 2001, por iniciativa dos movimentos sociais, organizações não governamentais, sociedade civil, pastorais sociais e ativistas em defesa da vida. “Outro mundo é possível”, foi o grito que pautou suas origens e que desencadeou o processo que pensa uma ordem mundial alternativa àquela dada pela ordem capitalista excludente. O FSM promove e busca consolidar uma globalização da solidariedade por meio de análises coletivas, discussões temáticas e ação popular. Ao longo destes quase 20 anos 8 edições do fórum social mundial de migrações já se realizaram em todos os continentes, esta será a primeira vez que serão realizadas etapas continentais, de forma que Lisboa sediará o primeiro Fórum Socia Europeu das Migrações. A nova realidade das migrações, num contexto em que o mundo se deparou com uma pandemia que desvendou a maior crise sanitária, econômica, política e social, o fórum de Lisboa avançará no sentido de pensar um “outro mundo possível, necessário e urgente”.

  • As voluntárias e voluntários serão convidadas a colaborar com o processo de organização, apoiando na elaboração de documentos, traduções de texto, apoio logístico, organização de eventos, reuniões, produção de materiais de divulgação, relatórios e boletins informativos. Durante os dias do fórum realizam-se atividades variadas como workshops, eventos coordenados por diversas organizações, visitas de campo, plenárias, apresentações e intercâmbios culturais, entre outras.

  • As voluntárias e voluntários interessadas em colaborar devem estar de acordo com os objetivos do Fórum Social Europeu das Migrações, ter idade superior a 18 anos e preencher formulário de inscrição.

  • Serão no mínimo 3h semanais de trabalho voluntário e poderá ocorrer na sede de uma das instituições organizadoras ou no formato de teletrabalho.

  • Durante o processo de preparação serão realizadas atividades de capacitação e formação e momentos de confraternização e de intercambio de forma a aprendemos juntos!

  • O FSEM será uma oportunidade para o desenvolvimento de competências pessoais, aperfeiçoamento profissional, acadêmico e para exercer a sua cidadania participativa.

ATENÇÃO: As inscrições para voluntários(as) foram adiadas até dia 31 de julho de 2020.

    Conhecimento de línguas